4 DICAS PARA TER SUCESSO PROFISSIONAL

2ª Temporada, Vídeo 5:

Você já se perguntou quais são os requisitos para ter uma carreira de sucesso? Dentre outras coisas, para ter sucesso profissional, é necessário ter objetivos claros, planejar a carreira, dedicar-se à qualificação profissional e ter uma atitude positiva diante do trabalho.

Se você quiser ser avisado quando novos programas saírem, basta fazer sua inscrição no canal.

Em 1º LUGAR, para ter sucesso, é importante TER UM OBJETIVO CLARO. Este ponto pode até parecer óbvio, mas é impressionante o número de pessoas que não param para definir seus objetivos de vida e de carreira.

Agora, me responda uma coisa, como é possível saber se alguém teve sucesso em alguma coisa se não sabemos qual foi seu objetivo? Afinal, sucesso é um conceito que depende inteiramente de um critério já estabelecido. Caso contrário, corremos o risco de viver insatisfeitos com nossas conquistas.

E você? Já tem seus objetivos profissionais elaborados? Não?!? Então não deixe de assistir o #FICAADICA 02 [inserir link], nele eu dou algumas dicas que podem te ajudar a formular seus objetivos.

Em 2º LUGAR, PLANEJE SUA CARREIRA. Com o seu objetivo em mãos, é hora de planejar como você irá conquista-lo. Para isso, pense em todas as etapas que são necessárias para atingir sua meta. Aqui me refiro a cursos que você terá que fazer e experiências que você terá que obter como condição para viabilizar seu caminho até sua meta.

É importante lembrar que ao longo do seu trajeto, você poderá sentir a necessidade de reformular seus objetivos. Isso é até esperado, pois com experiência e aprendizado, passamos a avaliar nossos desejos de forma diferente. Não tem problema, depois de reformular suas metas, é só lembrar de reservar um tempo para redefinir também sua estratégia.

3º, ESTUDE: Eu sei que estudar requer um esforço que nem sempre estamos dispostos a fazer, mas tem duas outras coisas que precisamos saber a respeito da importância de estudar: 1- Para se obter excelência em uma área é necessário um trabalho árduo de aprendizado contínuo; Todo aprendizado é fruto de uma construção que se dá na relação com o conteúdo que aprendemos e com pessoas que nos ajudam a olhar para o conhecimento de ângulos diferentes.

Infelizmente ainda cultivamos muito a idéia do “gênio”, aquela pessoa que possui um dom especial ou uma vocação que fazem com que ela seja excelente no que faz. É certo que as pessoas possuem aptidões para áreas diferentes, mas a aptidão é apenas um potencial, que para se transformar em conhecimento exige muito aprendizado. E sendo sincero, nunca vi uma exceção para esta regra, escolha qualquer pessoa que possa ser considerada um gênio, estude sua biografia e você verá que, de alguma maneira, ela se dedicou imensamente a desenvolver as habilidades que possui.

Outro problema com relação ao aprendizado é a cultura do “macete”. Todo mundo quer um atalho para atingir seus objetivos. O problema para quem escolhe este caminho é que seu conhecimento será sempre superficial, pois os macetes não trazem com eles todo o conhecimento necessário para desenvolver uma compreensão abrangente de sua área de atuação. Portanto, a pessoa que quer sempre o caminho mais rápido para aprender alguma coisa, corre o risco de nunca desenvolver as habilidades necessárias para crescer profissionalmente.

4º, OBSERVE SUA ATITUDE DIANTE DO TRABALHO. Antes de falar sobre este ponto, quero te fazer uma pergunta: Você já viu alguém que vê seu trabalho como um peso, uma obrigação ter sucesso? Eu nunca vi, sabe por quê? A pessoa que se sente obrigada a trabalhar, simplesmente faz aquilo que foi solicitado, não se motiva a fazer mais, a inovar ou a pensar seu trabalho de formas diferentes, que são chaves para o sucesso em qualquer área.

Exatamente por isso é que os dois vídeos anteriores a este falam de valores pessoais e o equilíbrio da vida pessoal e do trabalho. Depois que você pensa seu trabalho a partir do que é importante para você e consegue definir o lugar do trabalho na sua vida, o trabalho passa a ser parte importante da sua existência. Quando isso acontece, as conquistas obtidas a partir da vida profissional deixam de ser sentidas como dever cumprido e passam a ser vividas como fonte de realização.

É claro que este quatro pontos são apenas o início da discussão, que eles poderiam ser bem mais aprofundados e também este vídeo ficaria muito mais longo. Mas vamos deixar combinado aqui que se você quiser que eu aprofunde algum destes pontos ou que eu responda alguma dúvida sua aqui no canal, basta deixar um comentário aqui no vídeo.

(8) visualizações

Comente esta postagem pelo Facebook

QUEBRANDO PARADIGMAS

Baixe seu E-book Grátis Agora Mesmo!

Sou totalmente contra prática de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!