Como Se Concentrar Para Ler

É impressionante a quantidade de pessoas que tem dificuldade para a prática da leitura, por mais que se esforcem, elas não conseguem se desligar para efetivamente entrar no mundo dos livros e neste artigo eu te proponho entender como se concentrar para ler.

Acredite, este não é um problema genético, não é um problema de falta de inteligência, apenas aprendemos na Escola uma forma totalmente errada sobre a leitura.

Como Se Concentrar Para Ler?

Pare um momento antes de seguir na leitura e pense, como se concentrar para ler, se quando você esteve na escola pediam que você lesse livros que até são interessantes sob o ponto de vista literário e cultural, mas que são livros cansativos e com uma linguagem totalmente arcaica.

Eu não sei se você passou por isso, eu por exemplo tive que ler alguns livros da cartilha dos antigos primeiro e segundo graus como Dom Casmurro, Menino de Asas, Os Lusíadas e todos eles escritos em linguagem muito antiga e na minha visão particular, não incentivava a leitura por ser obrigatória, chata e uma linguagem muito difícil de entender.

Algo que deveria ser prazeroso se tornava naquele momento um verdadeiro castigo, eu lembro  que eu buscava os resumos destas histórias para poder responder questões de sala de aula e provas, até me sai bem nelas, mas a questão de Como Se Concentrar Para Ler ou ter o prazer da leitura para tal, não ocorria.

Como se concentrar para ler algo chato?

Estas leituras que citei acima, são importantes e fazem parte da nossa literatura, não sei se nos dias atuais ainda prevalece isso, mas creio que para a concentração e para que um estudando adquira o prazer em ler, é preciso que ele leia algo prazeroso.

Eu descobri o prazer de ler em livros que eu gosto e que me acrescentam, porém, nunca fui estimulado a leitura, em casa ou na escola também não tinha exemplos de leitores assíduos, hora ou outra até via meu pai com algum livro na mão, mas era muito raro e os demais nem lembranças tenho de um livro nas mãos.

Provavelmente até aqui você tenha se identificado, porque a grande maioria dos adultos e que passaram por escolas públicas e também privadas, passaram por isso, as leituras obrigatórias e tudo que é compulsório é ruim, não nos agrada.

Eu acho incrível, algumas pessoas tem uma inclinação forte para leitura e sabem como ninguém como se concentrar para ler, acredite, tem pessoas que gostam muito de ler desde pequena e o porque talvez a gente não saiba, podemos supor que foram estimulados da forma correta ou que a primeira leitura em sua vida tenha sido algo muito bom, o que não ocorre com a maioria das pessoas.

Mas aqui no Brasil agora estamos despertando para isso, e  na fase adulta sentimos falta de vocabulário quando começamos a nos relacionar no meio acadêmico ou até mesmo profissional e precisamos ir em busca deste prazer de ler e também de como se concentrar para ler, nada adianta eu gostar e minha mente estar em todos os lugares, menos dentro do livro.

Prepare um ambiente e saiba Como Se Concentrar Para Ler de verdade

Quero te passar algumas dicas sobre o que você poderá fazer para entender como se concentrar na leitura, não é nada científico ou alguma tese acadêmica, apenas uma experiência pessoal, acho que vale a pena prestar atenção.

Se você conseguiu chegar até aqui com esta leitura e com atenção, parabéns!

Neste momento você já leu mais de quinhentas palavras, o que é bastante para quem não está acostumado a ler ou não sabe como se concentrar para ler, este é um dos grandes segredos de começar a ler.

Pense nos assuntos que te fascinam, assuntos que te dão muito prazer e que te farão ter atenção total!

Mesmo que seja sobre assuntos que não sejam tão importantes para seus objetivos, você poderá com pequenas leituras em voz alta.

Tranque-se em seu quarto e faça o seguinte exercício, pegue um jornal da sua cidade, qualquer um, respire fundo e leia as manchetes deste jornal, todas elas.

Faça isso até sentir-se seguro e sem erros, as manchetes estão destacadas e são fragmentos e você lerá claramente sem medo, certamente você ao ler já faz isso, mas agora vai fazer isso com a atenção que este aprendizado exige.

Procure por um jornal ou até mesmo revista que fale de assuntos que são do seu agrado, isso facilita e torna o exercício de ler mais prazeroso.

Nestes primeiros momentos sempre faça a leitura das manchetes sozinho ou sozinha, isso é importante para que você se concentre no texto e não tenha distrações.

Outra dica bem importante para se concentrar é a leitura de contos, isso mesmo, contos porque são leituras curtas, geralmente uma ou duas páginas e você não se cansa, também os contos devem seguir os seus gostos pessoais, mas em geral os contos são bem legais por serem histórias curtas e bem objetivas.

Siga assim por um determinado tempo, você vai perceber que vai ampliar seu vocabulário, aliás, sempre deixe um dicionário a mão ou até mesmo o Google aberto para que você possa imediatamente entender o sentido de uma frase com alguma palavra difícil.

Faça isso com paciência, não pratique apenas uma leitura e vá para livros maiores, você precisa se acostumar ao ritmo da leitura e das palavras para ter consistência na concentração, imagine você que crianças de 12 anos leram em menos de 3 dias livros com o títulos do Harry Potter que são verdadeiros calhamaços de folhas e porque eles conseguem?

Será que eles sabem como se concentrar para ler?

A resposta é não, a autora da saga escreve de uma forma a atingir o seu público que vai de adolescentes a adultos e ficam fissurados na leitura, apenas pelo prazer da história em si e não é atoa que a autora J. K. Rowling como é conhecida na capa, mas que seu nome é Joanne Kathleen Rowling distribui seu livro e é lido no mundo todo.

É uma leitura magnética e que atrai as pessoas até o final.

O segredo está no prazer, após praticar muito lendo apenas as coisas que você gosta, certamente você vai ler outro livros importantes, matérias longas e sei que quando você chega a Universidade tem este déficit de leitura, no mundo atual da internet temos muitas distrações, até mesmo os E-books, mas eles jamais substituirão o prazer de ler um livro físico.

Exercite muito a leitura e de forma gradual saberá Como Se Concentrar Para Ler e terá todo os benefícios de um leitor, aprendizado, vocabulário mais extenso  e ampliação da capacidade de associação, facilitando sua inteligência em muitas outras áreas de sua vida.

Forte abraço!
Luciano Lima

(95) visualizações

Comente esta postagem pelo Facebook

QUEBRANDO PARADIGMAS

Baixe seu E-book Grátis Agora Mesmo!

Sou totalmente contra prática de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!