Necessidade de Rotular do Ser Humano

Anteriormente nunca foi um questionamento meu, mas diante da evolução, dos estudos que tenho feito e vivenciado me faz refletir sobre a necessidade de rotular do ser humano.

Com uma experiência de vida pequena, ainda não consegui entender em que ponto o ser humano se perdeu e precisou classificar a tudo e a todos.

Poderíamos ate dizer que é uma tendência exportiva, já que o futebol está em alta no mundo todo, mas vai muito além disso, prova disso é o sistema de castas espalhados nos países mais antigos do mundo.

Necessidade de rotular para?

Você já percebeu que toda pessoa fora do padrão vira ponto de referência?

Certamente você já chegou a algum órgão público ou privado procurando por algum setor ou alguma pessoa e te disseram:

  • Atrás daquele gordinho ali!!
  • Do lado da mesa de um senhor moreno ou negro.

Enquanto a indicação geográfica deveria ser ponto de referência, acabam as pessoas virando a referência por suas características que saem da forma estabelecida.

Este tipo de conduta abre uma enorme discussão de classes, não poderia ser diferente, fomos criado dentro desta Matrix e agora sair fora dela requer um bom trabalho.

Alguns tipos de educação, pelo menos na minha faixa etária, se deram de forma muito conturbada pelos país e não aconteceu porque eles quiseram, mas sim porque foi a maneira que nossos país aprenderam.

Fizeram o melhor, mas algumas coisas deixam marcas nas pessoas e funciona como uma gravação que é ativada automaticamente, sem muito critério.

Lembro que meu pai me dizia que ao sair na rua se eu apanhasse de algum garoto e voltasse chorando pra casa eu apanharia de novo, imagine você que segurança isso passa para um garoto de 12 anos de idade?

O importante é compreendermos isso e não sermos meros repetidores e sim pessoas engajadas na lei maior.

Eu creio que esta repetição de rotulação é histórica e cultural, tão difícil de modificar como é difícil trocar o hábito de pagar pelo sistema Windows a usar o Linux totalmente gratuito, é um hábito em larga escala.

Hoje a necessidade de rotular é muito usado no Marketing

Todas as grandes marcas sabem disso!

Eles precisam criar segmentações sociais para criar necessidade e vender para aquele público específico, assim vão se criando aldeias de diferentes tribos no mundo, claro cada uma com seu rótulo.

Chegamos ao ponto de cada rótulo defender tipo de política, vestimentas, espaço geográfico onde mora e frequenta, tipo de automóvel e estilo de vida.

Algumas pessoas conseguem acompanhar o estilo de vida só no rótulo, quando você abre o recipiente o produto não está nada bom, esta forma de escolher pessoas e coisas é totalmente inadequada para a era moderna.

Hoje temos diferentes pessoas, diferentes credos, diferentes raças, etnias e uma cultura gigantesca a ser compartilhada, porém quando envelopada com o rótulo, organiza uma tribo e todos que ali entram se sentem diferentes de outros e ai começa o problema desta rotulação generalizada.

Quando entendermos que o dinheiro é muito bom quando não afeta o caráter da pessoa, é bem usado e não faz com que as pessoas se sintam melhores do que as outras, mas infelizmente esta não é a realidade até mesmo entre os mais ditos Instruído.

Marketing cria preço e rótulos em alimentos, produtos duráveis e não duráveis para te enquadrar em um padrão.

É exatamente por isso que as pesquisas chatas da indústria separam as pessoas pro classes.

A Necessidade de rotular emperra o crescimento

Enquanto vamos seguindo a tendência de enquadras as pessoas em algum padrão, perdemos a chance de conhecer e descobrir coisas fascinantes da diversidade de cultural que temos no mundo todo.

Se você nunca trocou uma ideia com um estrangeiro, aproveite o momento do Brasil e descubra com os Angolanos como é a estrutura do país de origem deles.

Você terá a oportunidade de saber a dura realidade das pessoas que fogem da situação do seu país pela pobreza de recursos, enquanto estamos em um país abundante em matéria prima, mas pobre em ideias humanas, no entendimento do ser humano que tem em suas experiências n’s oportunidades de entender isso.

Faça uma reflexão!

Cada ser humano é único e como nosso planeta está muito povoado, a diversidade é enorme e em cada ser humano encontraremos histórias linda e surpreendentes e isso faz com que cada ser tenha uma riqueza guardada dentro de si, tentar colocá-los em uma forma não vai fazer com que a gente evolua mais.

Ao contrário disso, vamos nos humanizar cada vez mais, e a purpurina que se coloca nas crianças atualmente, deveria ser revista, pois muito do que nos acontece na idade adulta é reflexo de tudo que aprendemos quando crianças, portanto, ao proteger demais os filhos, estamos cometendo um grave erro.

Ensine seus filhos que os seres humanos são diferentes em suas crenças e valores, mas tem o mesmo valor para o Universo.

Forte abraço!
Luciano Lima

(38) visualizações

Comente esta postagem pelo Facebook

QUEBRANDO PARADIGMAS

Baixe seu E-book Grátis Agora Mesmo!

Sou totalmente contra prática de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!