Pessoa Tímida ou Exibida?

Quando a gente coloca o olho em uma pessoa a primeira vez, não sabe dizer se a pessoa é tímida ou exibida.

Isso ocorre naturalmente, a gente não faz ideia de quem é uma pessoa, até conhecê-la de perto e descobrir o que realmente é. se tímida ou exibida, posso te garantir que na maioria das vezes a pessoa é apenas tímida.

Eu fui confundido, quanto era pessoa tímida

Quando muito pequeno, por volta dos meus 10 ou 12 anos, sempre fui muito acanhado e tinha medo das pessoas, uma timidez muito forte que em nada me ajudava e algumas pessoas e até amizades, achavam que eu era um garoto cheio ou exibido.

Nestes meus 43 anos de vida, tenho percebido que ocorre o mesmo até com pessoas adultas e nós erroneamente as julgamos como pessoas cheias ou exibidas, nada disso, elas apenas são tímidas.

o fato de julgar já é algo ruim, mas inevitável forma de ser é perceber a maneira que as pessoas se portam, isso não quer dizer que não exista algo de exibição na pessoa, algumas pessoas tem esta característica nata, mas outras pessoas são apenas tímidas.

A timidez pode acarretar problemas

Já na adolescência pode ser muito danoso quando uma pessoa se mostra tímida, pois ela pode ser confundida com uma pessoa cheia ou acima dos outros, quando na verdade ela tem ausência de coragem.

Isso atrapalha na autoestima, nos estudos, nos namoros e quando vai crescendo cria muitos artifícios para escapar do julgo da pessoas, como por exemplo eu, deixa de fazer muitas coisas que hoje me parecem muito fáceis, mas na época era uma barreira enorme, pois era muito tímido.

Mas a timidez não é algo pra sempre

A gente vai melhorando isso, trabalhando este aspecto que não é ruim nem bom, é apenas um aspecto, e trabalhar isso não quer dizer que você vai deixar esta característica, você vai apenas aprender a lidar melhor com isso.

Aprender a lidar com a timidez é melhor que criar artifícios como:

  • Não participar de eventos
  • Deixar de omitir sua opinião
  • Se mostrar competente em projetos
  • Deixar de declarar o amor

Enfim, muitas outras coisas que os tímidos fazem, não por mal, mas para se proteger de algo que se instalou em algum momento em sua vida, normalmente na infância, uma criança muito tolida e pouco elogiada, pode ter sua auto estima muito baixa e isso é bem ruim.

Em um certo momento da minha adolescência eu chegava a ficar rubro só de olhar para as pessoas, isso era inconsciente, eu não dominada de jeito algum, ao amadurecer eu fui sentindo a necessidade de trabalhar isso em mim e há quem diga que eu sou um “sem vergonha” hehehe, brincadeiras a parte, o tímido sofre.

Sofre em silêncio, porque a timidez pode ser algo tão danoso, que mesmo o tímido não admita isso e fique fugindo de situações que o coloque em risco, mas não tem jeito, ser extrovertido ou introvertido é uma característica inerente ao ser humano e todos nós passeamos pelos antagônicos.

Não há na vida alguém tão extrovertido que não tenha ficado vermelho em certa situação e também nenhum tímido totalmente desprovido de coragem, como eu percebi isso, outras pessoas se transformam pela necessidade, mas ainda assim eles continuarão tímidos, mas de um jeito controlado.

O primeiro passo é aceitar isso, sim sou tímido e daí?

A aceitação é muito boa amiga, ela te liberta e faz você focar no que é bom, ao contrário do que poderia ser, focar na timidez é deixar com que suas potencialidades em outras áreas fiquem adormecidas, admita e seja tímido, mas aprenda cada vez mais a controlar isso.

Pode parecer impossível, eu pelo menos achava isso, fui trabalhando e lendo sobre o assunto e hoje sou uma pessoa mais feliz lidando com esta característica que é minha, se você se identifica com a timidez e deseja melhorar esta característica, eu tenho algo que pode mudar sua vida.

Clique no link abaixo se você tem os seguintes desejos:

Quer me libertar!
Quero me expressar bem!
Quer me sentir a vontade em qualquer lugar!
Quero ser mais feliz sem deixar de ser eu!
Quero me relacionar bem com as pessoas!

Caso não tenha estes desejos acima, não perca seu tempo!

Continue do jeito que você é, ser tímido não é errado, é apenas uma característica pessoal sua e de milhões de pessoas mundo a fora, apenas saiba que a timidez exagerada pode te afastar de ótimas oportunidades em todas as áreas.

COMO SUPERAR A TIMIDEZ

Forte abraço!
Luciano Lima

(209) visualizações

Comente esta postagem pelo Facebook

QUEBRANDO PARADIGMAS

Baixe seu E-book Grátis Agora Mesmo!

Sou totalmente contra prática de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!