Qual a Importância de uma Boa Nutrição?

Cada vez mais estamos reduzindo as opções de alimentos, não tem como fugir dos alimentos industrializados e por isso uma boa nutrição se faz muito necessário diante das patologias recorrentes.

O que uma boa nutrição tem a ver com o Desenvolvimento Pessoal?

Simples explicar, nós somos corpo, mente e espírito!

Ao adquirirmos uma boa nutrição, estamos contribuindo para o equilíbrio dos 3 pontos acima, de nada adianta estar com a mente bem se você não está feliz com seu corpo e quando sua mente está perturbada, cria-se uma série de pensamentos que podem levar a ansiedade e outras patologias, por isso acho fundamental a Nutrição também.

Conforme nos alimentamos, ingerimos substâncias e o exagero de algumas ou falta de outras podem também comprometer o seu desempenho neurológico, isso pela descarga de vitaminas, sais minerais e proteínas em exagero ou em falta.

Para uma boa nutrição é sempre bom ter um profissional de Nutrição ou aprender a escolher melhor os produtos alimentícios que consumimos, digamos que não é uma das tarefas mais fáceis, mas ainda assim é bem possível ter boa nutrição sem deixar de curtir as coisas boas da vida.

Emagrecimento e Boa Nutrição

Algumas pessoas tem tendência a engordar, outras a serem magros, cada ser tem um sistema fisiológico próprio e aliado a nutrição individual de cada um, pode se desenvolver a obesidade ou a falta de nutrientes.

Mas também temos que entender que estar “forte”, não é sinônimo de saúde e boa nutrição, ser magro também não, haja visto que meu pai era um esportista, magro e cheio de vitalidade.

De uma hora para outra ele foi acometido de um AVC (Acidente Cardiovascular), mesmo sendo uma pessoa magra, se alimentava de uma forma não muito nutritiva, comidas com excesso de gordura, álcool, fumo e já na melhor idade não se exercitava como na juventude, de uma hora para outra sofreu pelos menos uns 3 ataques do AVC e veio a óbito.

Mas o que é uma Boa Nutrição?

Consumir produtos saudáveis e de qualidade, simples assim.

Uma dos principais hábitos para uma boa nutrição é consumir “alimentos vivos”, eles são ricos e muito mais nutritivos e melhoram muito as funções do aparelho digestivo.

Ok, mas o que seria consumir alimentos vivos?

Pense em uma cenoura, para ser um alimento mais nutritivo e saudável é preciso consumi-la sem cozimento, apenas ralada e isso pode ser feito com outros alimentos, como beterraba, abobrinha e alguns deles podem ser mal cozidos (ao dente) para não perderem seus nutrientes.

Para uma boa nutrição, você não precisa apenas consumir alimentos vivos, pode cozinhar alimentos sim, mas saiba que os alimentos in natura são muito mais saudáveis e funcionais para nosso corpo.

Existe alguma outra forma de obter uma boa nutrição?

Claro que sim!

Você não precisa fazer regimes mirabolantes tipo, regime da lua, regime da proteína, regime da sopa e muitas outras loucuras  que ensinam por ai, apenas é preciso ter um equilíbrio e seu corpo se autorregula.

Também consumir produtos industrializados mas com alta qualidade, também podem contribuir para uma boa nutrição, mas sempre aliados a bons hábitos, lembre-se sempre que o hábito molda as pessoas e da mesma forma funciona com a nutrição, use sempre o bom senso.

Não esqueça que a mente, corpo e o espírito funcionam bem quando você está ciente disso!

Então, você quer ter uma vida saudável e uma nutrição impecável?

Busque conhecimento nesta área e seja feliz com seu corpo, mesmo que esteja um pouco acima do peso ou abaixo, você poderá mudar o quadro com uma ajuda especia e consciência de uma boa nutrição.

Forte abraço!
Luciano Lima

(602) visualizações

Comente esta postagem pelo Facebook

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!