As 7 (sete) Leis Herméticas e sua aplicação prática na vida (Hermes Trismegisto)

O livro Caibalion ( Le Kybalion), trás este ensinamento maravilhoso, das 7 leis Herméticas de Hermes Trismegisto, 3 (três vezes grande).

Seus Ensinamentos estiveram presente na Grécia e também no Egito, em suas Escolas de Formação Esotérica, com uma visão mais Holística.

Estas 7 leis que trago para tua reflexão tem o dom de abrir a mente das pessoas, algumas podem até achar uma grande bobagem, mas para quem busca o autoconhecimento sabe da aplicabilidade destes conhecimentos para a vida prática.

Este conjunte de Leis existem há milhares de anos, mas apenas há 100 anos este conhecimento foi acessado pelos seres humanos.

Aproveite este conhecimento e aplique-o na vida prática, terá muito sucesso e felicidade se tiver disciplina para aplicar o que entender.

Parecem Leis muito simples, mas este conjunto de Leis não é para qualquer um, parabéns para você que chegou a esta leitura.

1° Lei Hermética – MENTALISMO

Segundo o livro, Hermes Trimegistro, o Todo é Mente! Tudo é mente e todas as mentes se comunicam, absolutamente tudo em nossas vidas, acontecem primeiro no plano mental, pensa, age e acontece, nesta ordem.

Se tudo é mente de Deus, a terra toda é conectada com as pessoas, animais e a natureza toda, tudo foi criado por uma Grande Mente (Deus)

Na prática para que nos serve saber disso?

Se tudo é mente, tudo nasce primeiramente na mente, tudo na terra foi criado por uma grande mente que experiencia, através das mentes individuais, o todo.

Todos estamos conectados, as mentes se comunicam o tempo todo, todos somos um e nossa energia alimenta o todo.

Desde o micro ao macro, tudo está entrelaçado, tudo está interligado! Tudo que se passa em nossa mente é possível de ser criado, somos co-criadores desta vida.

Na prática isso quer dizer que se nós ficarmos nutrindo nossa mente com coisas negativas, iremos atrair coisas negativas, ao contrário também é verdadeiro, então para nosso bem precisamos cuidar da qualidade dos nossos pensamentos, eles são criadores.

Somos uma verdadeira Usina, criamos (magia) o tempo todo, tudo acontece antes na mente, você acha que existe alguma possibilidade do Mundo ter sido criado, senão antes, na mente do Criador?

Para nós, não faz sentido algum!

“O Todo é Mente”. Segundo este princípio Hermético, existe um conjunto que engloba todos os planos aos quais temos acesso, e também os que não temos, além de todos os planos e dimensões de existência, e este conjunto, o Todo, é uma Mente Universal. Isto porque tudo está conectado entre si, e cada ponto no Cosmos sofre influência de cada um dos outros pontos, funcionando como um conjunto coerente onde uma parte é indissociável da outra. Por mais que tentemos analisar um elemento do Cosmos separado do resto, se este estivesse separado seu comportamento seria diferente do que observamos na realidade, pois no Cosmos ele está ligado a tudo, não podendo ser dissociado.

Somos parte do criador e não o criado, por isso não conseguimos criar com tanta facilidade, foram nos atribuídos dogmas e crenças que não nos deixam avançar muitas vezes, mas temos o poder da criação.

Se o Universo é Mental e nós somos parte desta grande Mente,Como se diz por ai, não sou Deus, mas sou filho do próprio, portanto temos a capacidade de criar tudo em nossa vida, mas é claro que -precisamos colocar energia para que tudo aconteça (ação)!

2° Lei Hermética – CORRESPONDÊNCIA

LEI : O Princípio da CORRESPONDÊNCIA: “O que está em cima é como o que está embaixo. O que está dentro é como o que está fora.” Na segunda lei hermética, compreendemos que para tudo existe uma correspondência no universo, seja no microcosmo ou no macrocosmo. Usando a Bíblia como exemplo, este princípio está refletido na analogia de quando “Deus cria os homens à sua imagem e semelhança”. Sendo assim, para compreendermos tudo aquilo que nos cerca, temos que olhar para a sua correspondência e seu padrão em outros lugares.

Tudo que existe no Universo tem uma correspondência, do micro para o macro.

Platão já dizia que o ser humano é o micro cosmo inserido no macro cosmo e tudo tem uma correspondência, das coisas “pequenas” com as coisas “grandes”.

A correspondência explica muita coisa, você já imaginou o porque um átomo tem correspondência igual a de um átomo em sua estrutura?

O átomo tem uma estrutura muito pequena muito similar a estrutura da terra e seus planetas, já tinha parado para pensar nisso?

Existe muitas outras correspondências no Universo!

Estas correspondências, para nós é a prova de tudo, tudo que existe no micro tem uma correspondência no macro.

São muitas as correspondências do macro para o micro e vice-versa!

Faça uma pesquisa de observação pessoal, descubra as correspondências que existem por ai e vai perceber que realmente faz muito sentido esta lei, além de ter aplicabilidade prática na vida.

Exemplo: Os rios e seus afluentes são o micro, nossa estrutura venosa,as veias sanguíneas são o micro, tem mesma função, irrigar.

Somos parte do cosmos, portanto somos micro e o Universo é o macro, tudo tem esta dualidade e correspondência, os animais e a as plantas também fazem parte deste todo, abolsutamente tudo tem uma correspondência no micro para o macro e ao contrário também.

3° Lei Hermética – VIBRAÇÃO

Tudo está em movimento, tudo vibra, nada fica parado, há movimento desde o micro ao macro.

Se você olhar para uma pedra, vai pensar obviamente que ela não está se mexendo, mas não é verdade.

Os átomos, seja um objeto inanimado ou algo vivo, estão sempre em movimento, sempre vibrando.

O micro interage com o macro o tempo todo!

as marés influenciam na pesca, não é mesmo?

4° Lei Hermética – POLARIDADE

Esta Lei Universal nos diz que tudo neste mundo é dual.

A dualidade é o que se entendo por bom ou mal, alto ou baixo, doce e amargo e também o principal dos sentimentos, o amor é antagônico ao ódio.

Na Natureza também temos estes polos representados pelo macro e micro, exemplo é o nascimento de uma estrela “super nova”, a estrela ao nascer é uma explosão de luz e o buraco negro, retrai a luz.

Percebe a dualidade em tudo?

Em tudo há antagonismo, há dualidade de polos, esta lei nos ensina muito, sua aplicabilidade é muito importante.

Um bom exemplo disso é nossa sociedade organizada, além de polarizada, está um pouco perdida, quando alguém te envia algum sentimento ruim, reja com um sentimento contrário, esta experiência vai te mostrar que o melhor remédio contra a raiva, é o amor.

Faça um pequeno teste e veja como pequenas atitudes no micro, reflete no macro e vice-versa.

Nossas pequenas atitudes no dia a dia tem o poder de mudar o mundo, portante muda no macro também quando se usa de bons pensamentos e claro que se a ação for tomada, é claro!

5° Lei Hermética – RÍTMO

Lembra destas expressões antigas?

  • Depois de toda tempestade, vem a Bonanza!
  • Quanto maior a pessoa, maior é a queda
  • Tudo que sobe, desce

Pense em um pêndulo como exemplo, o pêndulo busca o equilíbrio, se você pende ele para o lado, ele volta para o lado oposto e o movimento se cria para que haja um equilíbrio.

Como a gente faz para não viver um ciclo ruim depois de um ciclo bom?

Na verdade a lei do ritmo é a lei da compensação, como nas estações do ano, meio ano nos nutrimos de luz, sol, passeios e tudo que as estações quentes nos proporcionam.

Já nos meses de frio nos recolhemos, saímos menos e temos mais escuridão, então como um pêndulo compensamos tudo sempre.

Tudo é ritmo!

Perceba como está a Natureza e aja em congruência com ela, o inverno é tempo de frio e de introspecção, o calor e o sol de sair, passear, tudo precisa ser compensado para o Universo.

6° Lei Hermética – CAUSA E EFEITO

Absolutamente tudo nesta vida tem uma causa e um efeito e vice-versa, esta é a a 6° Lei de Hermes Trismegistos.

Acasos e coincidências não são ocorrências aleatórias, são sim resultados desta lei, é a mesma Lei que Newton nos trouxe.

3ª Lei de Newton

A Terceira Lei de Newton recebe o nome de Lei da Ação e Reação. Essa lei diz que todas as forças surgem aos pares: ao aplicarmos uma força sobre um corpo (ação), recebemos desse corpo a mesma força (reação), com mesmo módulo e na mesma direção, porém com sentido oposto. O enunciado original da Terceira Lei de Newton encontra-se traduzido abaixo:

A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade: as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas em sentidos opostos.”

Existem vários planos de causa e efeito, isso quer dizer que se toda ação há uma reação de igual valor e contrária, então se você teve um efeito nesta vida, pode ter sido provocado em vidas passadas.

A Lei de causa e efeito diz que você é a causa!

Então com ciência disso, podemos mudar muitas coisas importantes em nossas vidas!

Frases conhecidas:

  • Aqui se faz, aqui se paga.
  • O que se planta, colhe.

Isso quer dizer que esta Lei fala que somos resultados das nossas escolhas, mas porque escolheríamos algo ruim para nós?

Porque esta escolha, não é uma simples escolha!

uma Lei Divina que promove o acerto da contabilidade, de crédito e débito das pessoas, interessante, não é mesmo?

Se é um fato que observamos a lei de causa e efeito é preciso que cuidemos aquilo que jogamos ao Universo, pois ele vai providenciar inevitavelmente.

Este mecanismo nos faz aprender e amadurecer com nossos erros e acertos, nossas escolhas geram consequências que serão nem boas e nem ruins, serão escolhas duais, com duas ou até mais possibilidades.

Esta Lei também é conhecida como efeito boomerang, bate e volta, é exatamente por isso que devemos observar o que estamos emitindo por ai, certamente esta energia dispensada será compensada.

E voltará na mesma intensidade, por isso a palavra de ordem é equilíbrio.

7° Lei Hermética – GÊNERO

O gênero está em tudo!

Quando falamos de gênero estamos nos referindo aos princípios masculinos e femininos que há em nós e na natureza, exemplo disso é quando usamos a nossa comunicação expansiva, quando queremos conquistar coisas usamos esta energia que é masculina.

Quando queremos ficar em casa mais introspectivos, queremos ficar em casa organizando tudo, estamos usando ao princípio de gênero feminino.

Outro ótimo exemplo é o ato sexual, o homem é que expande através do sêmen, a mulher acolhe e estes princípios nada tem a ver com homossexualidade ou heterossexualidade.

Ficar ligado nisso vai te dar ferramentas para saber ae a hora de agir, ou quando é hora de restringir.

ANIMA E ANIMUS (YIN & YANG)

O próprio Universo se relaciona assim, entre o princípio masculino e o feminino, evolução do processo de individuação.

Se deseja ser uma pessoa melhor, você precisa compreender que dentro de todo ser humano existe o princípio do gênero e reconhecer isso não faz de ti uma outra pessoa, pelo contrário, faz-nos conhecer muito mais e com isso tomar decisões muito mais assertadas.

Forte abraço!
Luciano Lima

Sobre o autor | Website

Instrutor de Autoconhecimento, instrutor de Marketing digital, Reikiano, médium e espiritualista. O meu trabalho é levar pessoas ao autoconhecimento e extrair delas o melhor de si, por elas mesmas.

Baixe seu Livro Grátis Agora Mesmo e Descubra Como Mudar de Vida Com Desenvolvimento Pessoal e Expansão de Consciência

Somos totalmente contra prática de Spam

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!